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Nomes Criativos Para Empresas

5 dicas fundamentais para a criação de nomes de alto impacto para empresas, produtos e serviços

Olá, AmiGUS!

Vou começar falando sobre a nossa demanda criativa número um: dar nome às coisas.

Para isso, imaginemos duas situações.

Situação número 1: almoço de domingo em família.

Falando sério, caro amigo criativo, feche o olho e se imagine na cena: você, rodeado por parentes barulhentos e inconvenientes no tradicional almoço em família de domingo.

Entre um prato e outro, seu tio, o dono da padaria mais famosa da vila, berra pra geral ouvir: “Fulano, pensa pra mim um nome bacana pra um confeito ‘x’ que vou começar a vender amanhã de manhã!”.

Ou então, situação número 2: primeira reunião entre um designer freelancer e um possível cliente.

Depois de um cordial aperto de mão, o cliente dispara à queima-roupa:

– “Cicrano, cria pra mim a logo da minha empresa!

– Claro que sim. Qual o nome da sua empresa?

– Não sei, estava pensando em algo bem original, criativo e comercial… Preciso desse nome pra hoje à tarde. Obrigado!”

Tenso, não?!

Mas foi para livrar VOCÊ de enrascadas assim, colega criativo, o Gus te apresenta agora 5 dicas fundamentais para criação de nomes de alto impacto para empresas, produtos, serviços e afins! Papel e caneta à mão e vamos aos nomes criativos para empresas.

DICA #1: Pesquise referências.

Procure na internet, fale com amigos ou puxe pela memória os nomes de marcas que mais tiveram destaque na mídia nos últimos três anos. Eles vão te dar pistas de como um bom nome deve ser.

 

Outra sugestão é separar a pesquisa por áreas.

 

Se você quer uma ideia para o nome do seu canal no YouTube, por exemplo, entre no site do próprio YouTube e veja como se chamam os nomes dos canais mais populares.

 

Mas, se você está montando um foodtruck, joga no Google “foodtruck em São Paulo” ou “nomes criativos para empresas de cosméticos”, por exemplo.

 

Veja como quem está no mercado “batiza” seus empreendimentos, se existem muitos nomes em idioma estrangeiro ou não.

 

Lembre-se: não existe regra para se criar nomes criativos para empresas. Contudo, através de uma boa pesquisa, você terá como perceber o padrão do mercado no qual você quer se inserir.

 

Uma vez tendo essa informação, a escolha do nome para o que você deseja criar será mais precisa, pois o nome do seu empreendimento nascerá com um forte apelo popular.

 

DICA #2: Priorize nomes curtos e fáceis pronunciar.

 

Essa dica é mais ou menos a continuação da dica passada. Entre na internet e continue fazendo pesquisas.

 

Mas, se você está sem wi-fi no momento ou está com memória meio enferrujada, pega o celular do coleguinha e decora esses nomes de marca famosas: Coca-Cola, Apple, Nike, Uber, iFood, Oi, Shell, Trivado, Bob’s, Facebook (tive que fazer merchan, não teve jeito lol).

 

O que eles têm em comum – além de CEOs milionários? Resposta: todos eles são curtos ou de fácil pronúncia.

 

Em resumo: sempre que você for criar nomes criativos para empresas, imagine ele sendo pronunciado por um chinês, um japonês, um australiano, um francês e um cearense.

 

Se todos eles pronunciarem mais ou menos da mesma forma a palavra que você criou, ótimo! Isso indica que você acabou de pensar em um nome “internacional”.

 

Lembrando, internacional não quer dizer que ele tenha que ser necessariamente oriundo do idioma inglês. O caráter internacional do nome que você pensou provém da sua facilidade de pronúncia e comunicação. (:

 

DICA #3: Faça lista de nomes.

 

Agora que você pesquisou o maior número de referências, comece a escrever todas as opções de nomes bacanas que vierem à sua mente. A seguir, alguns recursos para ampliar as suas ideias:

– Faça conexões entre as palavras que você pesquisou

– Escreva palavras de trás para frente

– Pense em nomes próprios antigos e em desuso

– Apele para a mitologia grega ou maori

– Tente reproduzir sons balbuciados por bebês ou animais.

– Não há limite para as fontes de inspiração.

Tente gerar uma lista com 10 opções de nomes. Essa é uma quantidade considerável e permitirá que você possa comparar um bom número de opções.

Depois de feita essa primeira lista, elimine alguns nomes até selecionar os 5 melhores. Essa será a primeira parte da sua triagem.

DICA #4: Apresente sua lista Top 5 para pessoas próximas a você.

No momento em que você tiver as 5 melhores opções de nomes criativos para empresas, mostre-as para pessoas próximas a você. Assim você terá o seu primeiro feedback.

Executar essa etapa do processo de criação do nome é simples: escreva os nomes num pedaço de papel e mostre pro seu pai, pros seus irmãos ou pras pessoas com quem você divide apartamento.

Vale também criar grupos de Whatsapp específicos para esse fim ou jogar a lista Top 5 nos grupos de amigos aos quais você já pertence.

DICA #5: Site de geradores automáticos de nomes.

 Se, mesmo depois de todas essas dicas ainda estiver difícil de pensar em um nome criativo, aqui vai uma listinha excelente de links de sites geradores de nomes.

E o melhor, tudo gratuito!

Eles são todos auto-explicativos. Você pode acessar sem medo de ser feliz. 

The Name App – ideal para quem deseja saber se a sua ideia de nome já possui domínio registrado no internet.

Impossibility – esse mescla o nome que você teve com outros nomes impactantes em inglês e ainda te dá opções de domínio disponíveis.

Hipster Business Name Generator – esse é muito legal, gera nomes e logos em estilo hipster… basta clicar em “ANOTHER” pra obter novas opções. 

Pra encerrar, dois presentinhos iluminados! *_*

PRESENTINHO #1: Dependendo do grau de complexidade do seu projeto, vale a pena procurar uma consultoria especializada. Recorrer aos serviços de publicitários freelancers ou agências pode ser uma boa alternativa.

 

Isso porque você poderá focar em áreas mais burocráticas do projeto – como criar um CNPJ ou abrir uma conta pessoa jurídica no banco – e deixar a parte da escolha do nome pra quem tem mais experiência na área.

 

PRESENTINHO #2: ACREDITE NO SEU FEELING! Se você passou por todas as fases para chegar ao nome e não se convenceu do feedback que obteve, aposte no nome com o qual VOCÊ mais se identifica.

Afinal de contas, o projeto é seu e a responsabilidade também é sua, tanto para o bônus quanto para o ônus.

Espero que você tenha gostado das dicas.

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