Aqui a gente compartilha um pouco da nossa experiência para você trilhar seu próprio caminho com mais segurança.
Olá, amiGUS!
Esse texto vai para pessoas que estão a fim de começar o seu próprio negócio, que querem informações de como abrir uma empresa ou registrar sua marca. Mas vamos começar do começo, pra facilitar a montagem do plano de ação de vocês.
Só um parêntese! Antes de iniciarmos os trabalhos, quero deixar claro que, neste texto, eu apenas exponho um pouco da MINHA experiência. Não estou aqui para c**** regra.
Como disse a incrível empreendedora (e também CEO da MasterTech) Camila Achutti, no FESTEMP-SP/2017, não existe uma receita pronta para ter sucesso nos negócios porque cada nicho de mercado tem sua especificidade.
Dito isso, vamos às dicas! ˆ__ˆ
DICA Nº 1: RESOLVA UM PROBLEMA E GANHE DINHEIRO COM ISSO
Falando assim parece meio óbvio, mas pra mim, essa lição básica demorou 7 anos para ser compreendida e praticada.
Eu me formei em 2010, passei por 3 empresas, tentei abrir uma (que fechou 1 mês depois de ser lançada) e fiz vários cursos de marketing empresarial. Nada adiantava, eu não conseguia “me vender” nem vender meus serviços.
Antes de começar a ganhar dinheiro com o meu negócio, eu achava que empreender era “ter uma ideia super disruptiva e revolucionária”.
Daí, bastaria eu criar um site ou um perfil no Instagram, oferecer meus produtos ou serviços na internet que os clientes naturalmente chegariam até mim. Sonha, Alice! (rsrs)
A realidade é beeeeem diferente daquilo que você aprende nas vídeo-aulas.
Até que eu queria ter uma ideia de negócio ultra-mega-blaster original e ganhar dinheiro dormindo por conta dela… quem não gostaria, não é mesmo?
Mas o caminho para ganhar dinheiro investindo em nichos de mercado tradicionais pode ser uma alternativa mais acessível aos empreendedores de primeira viagem.
Voltemos ao nosso primeiro tópico: resolva um problema e ganhe dinheiro com isso.
O que eu quero dizer com essa afirmação é o seguinte: descubra um problema que as pessoas próximas a você têm e se capacite para resolver esse problema.
Depois, ofereça o seu serviço para elas. Leve em consideração os seguintes aspectos para estabelecer o valor do seu trabalho:
-
Despesas fixas do seu empreendimento: todo negócio possui um custo mínimo para funcionar – aluguel, insumos, energia, gasolina, etc – esteja atento a essas variáveis no momento da precificação;
-
Perceba quanto o mercado está disposto a pagar pela resolução do problema: no início, pode compensar você sacrificar um pouco a sua margem de lucro e oferecer um valor mais coerente com a realidade de mercado.
Assim suas chances de conversão aumentam e os ingressos no caixa da sua empresa também.
-
Faça uma conta de cabeça rápida: o valor que o mercado está disposto a pagar cobre seus custos fixos operacionais e ainda dá uma margem de lucro confortável a você?